Red Dead Redemption: Undead Nightmare


Galeria de Imagens | Plataformas: X360/PS3 | Desenvolvedora: Rockstar San Diego/North | Editora: Rockstar | Gênero: FPS/faroeste/terror | Lançamento: 26/10/2010
Melhor: Ação empolgante; quests tão empolgantes quanto às missões principais; busca por personagens mitológicos no meio da floresta | Pior: Cidades-fantasmas poderiam conter missões paralelas
“Red Dead Redemption” é um dos melhores jogos de todos os tempos. Ponto final. Qualidade gráfica, enredo, gameplay, tudo impecável. Undead Nightmare é uma espécie de continuação, mas com zumbis. Pronto, acabou a vida social do redator!
Na verdade, trata-se de um DLC (pacote de expansão via download) que ficou tão grande que já é vendido em caixinhas separadamente do jogo original. O game tem as mesmas cidades e os mesmos desertos do “Red Dead Redemption”. O mapa básico, inclusive, é o mesmo. A diferença é que essas localidades estão infestadas pelos zumbis e a missão agora não é combater bandidos, mas os mortos-vivos.
Alguns personagens do jogo original reaparecem na nova versão, seja como sobrevivente pedindo ajuda, seja como zumbis famintos por carne humana. Em algumas situações, é preciso inclusive tomar a difícil decisão de matar antigos aliados do episódio anterior, pois eles foram infestados pela “praga”.
A bela Bonnie MacFarlane continua mantendo aquela relação excepcionalmente amigável com o protagonista, chegando mesmo a haver certa tensão sexual entre ambos. Mas agora Marston precisa ajudá-la a livrar o rancho dos zumbis, que inclusive também pegaram o pai da moça.
O mundo aberto de “Red Dead Redemption” continua cheio de capricho e pronto para ser explorado em todos os detalhes. A diversão, aliás, é explorar o open world do Velho Oeste. É impossível ficar entediado, pois em qualquer lugarejo, floresta, rancho, montanha, lago ou deserto sempre tem alguma coisa acontecendo, alguma ação surpreendente.



Undead
Como matar um zumbi
Na teoria, não há grandes dificuldades em se matar um zumbi. Na prática, não é tão simples assim. O observador atento perceberá que há tipos diferentes de mortos-vivos: há os lentos e fáceis de matar, há os que começam a andar como lobos e são muito rápidos, há os gordos que são muito fortes e há os ratchets, que soltam uma espécie de luz verde venenosa.
O segredo é economizar munição matando os mais fracos com revólveres e os mais perigosos com armas mais pesadas, que você vai adquirindo ao longo da ação. Perceba que agora não existem mais lojas pra você adquirir munição: é preciso consegui-las como recompensa por limpar as cidades dos zumbis ou revistando cadáveres. Algumas das missões mais complicadas, por outro lado, exigem que você lace e capture vivo um ratchet, que não é exatamente muito fácil.
Limpar os cemitérios da ação dos zumbis também não é tarefa das mais simples, uma vez que você precisa atacá-los ao mesmo tempo em que queima seus caixões. O céu fica mais sombrio e a música nessa hora fica mais alta e mais tétrica, tornando a ação uma verdadeira descarga de adrenalina.




undead

As missões paralelas
Limpar os vilarejos da ação dos mortos-vivos é emocionante, assim como praticar tiro ao alvo com eles no meio do deserto ou das florestas. Mas são as missões paralelas que tornam “Undead Nightmare” único e viciante.
Capturar um Pé-Grande (Sasquatch) nas geladas montanhas do norte é um desses momentos únicos. Após eliminar diversos deles, quando apenas um sobra, no entanto, há uma daquelas reviravoltas na história que só a Rockstar sabe fazer. Assim como no próprio final de “Red Dead Redemption”, a surpresa toma conta do jogador e seria de extremo mau gosto dar um spoiler desses aqui. Mas podemos garantir que é fascinante.
Capturar animais lendários é outro desafio empolgante. Existem quatro cavalos que são os animais dos Cavaleiros do Apocalipse. Domá-los não é muito fácil, mas também não é impossível. Um deles cavalga debaixo de chamas e o visual na tela é simplesmente estonteante. E não podemos esquecer do Chupacabra e do Unicórnio, que também se fazem presentes na história.
Domar cavalos-zumbis e matar ursos-zumbis também são atividades divertidas e, mesmo quando não fazem parte de nenhuma missão em particular, você vai querer se embrenhar nas florestas apenas pelo prazer de caçá-los.




undead

A cura está no México
Após diversas missões e muita ação na parte que seria os Estados Unidos, a fronteira com o México finalmente é aberta e o protagonista consegue chegar lá dentro de um trem do exército. Com a ajuda da madre-superior do convento Las Hermanas, a ação ganha contornos ainda mais sobrenaturais, inclusive com menções quase explícitas à possessão e exorcismo.
Outra vez a história sofre uma reviravolta e John Marston mergulha até na mitologia asteca para tentar encontrar uma cura para a zumbificação de todo o Velho Oeste - de sua família, inclusive. Sem entrar em detalhes spoilers, é preciso mencionar que a Rockstar dá mais um show de roteiro inteligente para fechar a história.
Se você achou o final de “Red Dead Redemption” fantástico, vai terminar de pé no meio da sala com as últimas cenas de “Undead Nightmare”. Nada mal para uma quase continuação de um dos melhores jogos de todos os tempos.


Nota: 9,0