terça-feira, 4 de janeiro de 2011

F1 2010 - AVALIAÇÃO

8,9




  • F1 2010
  • Xbox 360
  • Corrida
  • A boa e famosa F1 agora em sua casa em seu Xbox
  • Pessoas apaixonadas pelo esporte, por velocidade e com paciência


  • - Como descrever a perfeição... Realmente eu não sei mais vou tentar.

    Na minha mera e modesta opinião os gráficos desse jogo não poderiam ser melhores. Todos os mínimos detalhes foram trabalhados: o carro esta impecável, todas as pistas com muitos detalhes,  o asfalto ficando preto durante o decorrer da partida à grama ficando "passada" ao errar o ponto e as pedrinhas em alguns lugares fora da pista que voam ao passar sobre elas. Outra coisa que se deve ressaltar são as sensações das velocidades e mudanças bruscas dela, muito bem feito além da chuva... Aaaaah a chuva... Um show a parte!! Costumo achar que quando começa a chover eu jogo outro jogo, pois tudo muda, o gráfico a jogabilidade... É outro jogo, percebem-se os pingos batendo no chão e no capacete do piloto, falta de visibilidade o que envolve o jogador numa esfera jamais vista em outro game de corrida... Simplesmente perfeito.
  • - Não vou dizer que não gostei nem que achei indiferente, pois não chegou a isso, mas com certeza a Codemasters poderia ter sido muito, mais muito mais feliz nesse aspecto, não é percebido de cara, pois logo no inicio da corrida no momento da largada quando o sinal começa a “contagem regressiva” para o inicio da corrida o ronco dos motores (principalmente seu) é muito bem ouvido, mas durante a corrida os sons esperados de uma corrida de Formula 1 não são em minha opinião captados pelo jogador, de uma freada a uma batida não é uma perfeição. Sem tirar os longos e eternos Loadings que tem uma musica chata enjoativa (algo instrumental se não me engano, porem não é nenhuma sinfonia de Beethoven, muito longe disso). Acredito que deveriam colocar umas musica do U2 , Red Hot Chili Peppers ou Kings of Leon durante os longos Loadings ou nos momentos digamos de silêncio do jogo seria muito bem aceito pelos jogadores.
  • - Não se pode falar de jogabilidade desse jogo sem falar das dificuldades, primeiro tentei começar no Easy (não recomendo nem para os barbeiros de plantão) a tantas assistências nela que acaba sendo uma verdadeira chatice... Para se ter uma idéia tem até redutores de velocidade, um verdadeiro exagero, poderia apenas colocar sem penalidades, um carro que não derrapasse de forma alguma e indestrutível e pronto, cumpriria muito bem o seu papel de Fácil. O Médio, ótimo nível pra se começar e ter noções de velocidade mesmo que tenha algumas assistências não se podem cometer absurdos nele que você será punido com belas derrapagens. Já o Hard e o Expert... Ai sim se torna um desafio, mudanças de marchas, poucas ou nenhumas assistências deixam a corrida uma dor de cabeça, e a chuva que no Médio eu pedia para vir e assim apreciar as belezas do gráfico, comecei a pedir tempo bom sempre... Parece que você perde totalmente o FAT e que virou jogo de Drift.
    Comandos simples (que não vou citar nos meus reviews, porque reviews não são pra ensinar a jogar), porém por mais simples que sejam, conciliar a aceleração e a desaceleração com as trocas de marcha são de imediato impossível, é preciso ter um controle enorme, saber a hora de acelerar e frear nos momentos certos ... Fazer esses movimentos com tanta naturalidade como passar marcha depois de alguns certos anos de prática, pra depois reaprender a jogar no modo Hard. E depois de um bom tempo de prática no Expert.
  • - Acredito que o enredo está muito bem desenvolvido, só não dei fantástico por erros bestas, só que frustrantes. Pra começar achei muito boa a idéia de se fazer seu próprio piloto, e principalmente de não ter a possibilidade de entrar logo na Ferrari (de ante mão já te digo que provavelmente você vai ser Lótus, por ser a melhorzinha das opções iniciais), as entrevistas são uma idéia simples e muito bem bolada, de fácil entendimento, pois um mero entendedor de I Love you consegue desvendar o contexto da pergunta e o sentido da resposta, e o genial é que elas interferem diretamente no mercado de pilotos, podendo deixar as outras escuderias mais ou menos interessados por você. A competição entre os pilotos da própria escuderia é outro fator de realidade do jogo, o que deixa o jogo com uma pitada a mais de competição. E se apenas o seu companheiro de equipe não basta, durante o decorrer da temporada em uma de suas entrevistas irão te perguntar quem você considera seu maior rival, e se pensas que aquilo só vai ficar nas entrevistas, está mero enganado, este piloto passa a ter uma cor especial e a ter uma faixa em seu nome durante as corridas, o que deixa em destaque juntamente com o seu companheiro de equipe, deixando viva a competição.
    Porém junto com os acertos vem os erros, que parecem mais esquecimentos, pois não poderiam estar de forma alguma fora do jogo. Depois de muita luta, várias desclassificações, vários vigésimos lugares consegui chegar em terceiro em uma corrida. Em meus sonhos eu imaginava um foco de meu piloto subindo no carro na parte da pista reservada aos três carros dos vencedores, e minha equipe ao lado gritando e me aplaudindo e depois com uma bela festa no pódio com muito champanhe, até imaginei que poderia ser como o FIFA que nos podemos comemorar nossos gols com comemorações feitas por nós, NADA DISSO?? Nem a bela sala de entrevistas compensou essa minha desilusão. Além de alguns bugs e o FATO de que o game acontece perto de você, pois fora a isso, onde você não está, nada do anormal acontece, batidas ou erros de manobras não são existentes pelo computador, além dos outros carros não saírem NUNCA da corrida, o que é uma lástima para um jogo tão bom e com grande potencial.
  • - Não tenho LIVE, desculpe pelo transtorno.
  • - As conquistas são boas no geral, mais sou mais o estilo FIFA que tem algumas que você tem que lutar e trabalhar pra conseguir, já no F1 elas vem de acordo que se joga o jogo, em umas 3 ou 4 temporadas é possível se conquistar 80% do jogo sem se quer olhar pra a lista de conquistas, coisa que não é muito meu estilo.


  • Gráfico PERFEITO
  • Modo carreira
  • Dificuldades muito bem trabalhadas, podendo que qualquer jogador seja bom ou ruim jogue e se divirta.
  • Entrevistas


  • Diversos bugs
  • Não ter pódio
  • Os pilotos não humanos não sofrem acidentes nem cometem erros


  • Este jogo é fundamental para os amantes de corrida e quem realmente gosta de esportes. Gráficos perfeitos e um bom modo carreira por si só fazem o jogo uma boa compra. Mas é preciso se relevar o tempo das corridas, quem não tem muita paciência, não indico muito, pois é bem cansativo, pois até eu que gosto muito de esportes corro 12 voltas e canso muito, me surpreende os que correm as 55 voltas, por mais que o jogo seja bom isso seria uma tortura para mim. Bugs todos os jogos tem, e fazem parte, e neste apesar de perceptivos e irritantes, não fazem o jogo não ter um espaço reservado em minha prateleira.
Notas utilizadas:
  • Fantástico
  • Gostei
  • Indiferente
  • Não gostei
  • Lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário