terça-feira, 13 de setembro de 2011

ANÁLISE: Dead Island

Dead Island é um Fallout 3 com zumbis. Muitas pessoas estão comparando esse jogo com Dead Rising (onde você pode criar armas) e Left 4 Dead (jogo de ação em primeira pessoa e para quatro jogadores online), mas quando eu finalmente passei a abertura do jogo, eu encontrei um mundo repleto de ambientes interessantes, e um sistema de progressão de personagem que tinha me chamado a atenção. Em suma é um jogo com elementos de RPG que eu resolvi encarar.

Quando você sentar para jogar, você vai escolher um dos quatro personagens e para as próximas 20 a 30 horas vai andar por mapas enormes, assumir lados interessantes, e cortar as cabeças de centenas de ghouls. Mas o sucesso não é por causa de seu sangue (embora eu gostei do desmembramento) e sim no mundo que ele cria. Eu fui para dentro da ilha e através de cada ambiente eu visitei desde praias até esgotos de prisão. Escutei gritos dos infectados e rugidos assustadores.

A partir dessa perspectiva, eu estava na ilha, não meu personagem. No começo, eu abatia cada zumbi que aparecia na frente, mas quando cheguei à cidade e encontrei becos apertados invadidos por monstros, eu comecei simplesmente a executar meus objetivos. Eu não estava mais jogando um jogo – eu estava focado na sobrevivência como se eu fosse correr a partir do ponto A ao ponto B.
Objetivamente falando Dead Island realmente não vai querer simplesmente te matar, vai te apavorar.

Quando eu corri longe de um zumbi e ouvi seus rosnados diretamente atrás de mim, meu coração bateu no meu peito. Eu não pensei “Oh, eu vou deixá-lo me pegar e reiniciar lá atrás.” Você raramente se sente seguro na Ilha Dead, e é assim que um jogo de zumbi deve ser. Você tem uma barra de stamina limitada, então você não pode correr ou disparar a sua arma para sempre. Por isso o uso de bebidas energéticas e frutas – que tem que ser usado naquele momento e não pode ser armazenada – tornou-se parte da experiência.

Encontrar armas é emocionante, mas não tão emocionante como encontrar um ambiente de trabalho para manter as armas em ordem. Dead Island refez meu caráter. Eu escolhi as armas, os inimigos para atacar, e as decisões que tomar. Quando eu subi de nível, eu escolhi em que habilidade investir o meu novo ponto – por isso mesmo que você se junta com um perito em facas, por exemplo. Nós não temos necessariamente as mesmas habilidades que os demais jogadores.

Felizmente, juntando tudo isso é fácil. Quando você está jogando, uma mensagem pop-up irá notificá-lo se um jogador está perto de você. Se eu achar você, posso convidá-lo. É claro, se os níveis de experiência forem compatíveis. Os jogadores só podem se unir se os níveis forem iguais ou menores. Eu não posso ser nível 31 e prestes a terminar o jogo e ter um nível 1 se juntando a mim. Pode parecer deprimente, mas há toneladas de slots de personagem, assim que ter um personagem para sessões diferentes não deve ser muito difícil. Além disso, você sempre pode mudar seu jogo para single-player, se você quiser jogar sozinho.

Infelizmente, não há locais co-op. Isso seria perfeito? Não. Longe disso. Tanto quanto eu que elogiei, Dead Island como um ótimo jogo para transformar um monte de pessoas. Graficamente falando as vezes, as texturas tomam muito tempo de carregamento, eu poderia descrever cada cena como “dura”, e as falhas visuais, como as mãos passando por portas e um estranho mini-jogo de metros me fez rir.

Dead Island provavelmente não vai ganhar nenhum prêmio este ano. Tem erros visuais, os controles demoram um pouco para se sentir normal, e a apresentação, em geral, não é lá essas coisas. Mas o jogo não é tão ruim. Há um mundo enorme para explorar, milhares de zumbis para matar, e toneladas de side quests para recolher. Após 25 horas – em que eu pulei um monte de missões secundárias – Estou ansioso para voltar para Dead Island, mesmo apesar das falhas do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário